domingo, 14 de abril de 2013

Cronograma capilar

Olá meninas!!
Continuando a falar sobre transição....
Ok, tomei minha decisão de entrar na transição e agora? O que eu faço?

Primeiramente você vai começar com o cronograma capilar para cuidar direitinho dessa raiz que vai nascer.
O que seria cronograma capilar?
O cronograma é uma rotina de cuidados que devemos ter com os nossos cabelos que consiste em 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Para começar o cronograma você vai precisar de:
1 máscara para etapa de hidratação
1 máscara para etapa de nutrição
1 máscara para etapa de reconstrução
1 creme para pentear
1 shampoo
1 condicionador

COMO LAVAR OS CABELOS


Ah peraí... você quer me ensinar a lavar meus cabelos ou será que tem uma forma diferente de lavar com o cronograma capilar?
Na verdade é apenas um alerta, pois muita gente passa shampoo depois condicionador e depois máscara... O QUE É ERRADO!!! 
A forma correta é shampoo depois máscara e depois condicionador.
Mas qual a diferença?
Bom o shampoo abre as cutículas e o condicionador fecha...então para obter um melhor resultado com as máscaras o ideal seria abrir as cutículas com o shampoo, passar a máscara (deixar na touca térmica por uns 30 minutos) e fechar as cutículas com o condicionador.
Depois você pode usar um creme para pentear e finalizar como de costume.

HIDRATAÇÃO

É a primeira etapa do cronograma. É nela que fazemos a reposição de água( reposição hídrica) nos fios. É indicada para cabelos com frizz, ressecamento leve e  opacidade. O objetivo é que o cabelo fique mais macio e fácil de pentear.Você deve procurar máscaras com frutas e  produtos da natureza como:
Broto de bambu
Jaborandi
Açaí
Chocolate
Cacau
Abacate
Babosa
Leite
Frutas cítricas
Pantenol
Vitamina A
Pró vitamina B5
Aloe vera
Glicerina

NUTRIÇÃO

É a segunda etapa do cronograma, onde fazemos a reposição de óleos (reposição lipídica) nos fios. É indicada para cabelos com intenso frizz, muito ressecados e volumosos.O objetivo é um cabelo sem frizz, com brilho e volume reduzido. As máscaras devem conter óleos manteigas vegetais e proteínas como por exemplo:
Manteiga de cupuaçu
Manteiga de karité
Óleo de argan
Azeite de oliva
Óleo de coco
óleo ojon

RECONSTRUÇÃO

É a última etapa do cronograma onde repomos os componentes do fio. É indicada para cabelos com queda, quebra, elasticidade e fragilidade. O objetivo é um cabelo tratado e resistente. As máscaras devem conter:
Colágeno
Queratina e seus aminoácidos (cisteína, prolina, arginina e serina).
A reconstrução é executada apenas uma vez no cronograma, pois o seu excesso pode promover queda e quebra.

Observação: para as máscaras de nutrição e reconstrução devemos ter um cuidado a mais: ler o rótulo! Se o óleo,manteiga,queratina, enfim se o ingrediente principal que você procura estiver entre os primeiros ingredientes significa que você tem em mãos uma ótima máscara, mas se ele estiver entre os últimos CUIDADO pois essa máscara n tem produto suficiente para nutrit ou reconstruir o seu fio e deve ser usada como HIDRATAÇÃO!!


Vou colocar essa tabela que resume tudo




E vamos lá como fazer o cronograma:
Cada máscara deve ser usada no dia da lavagem de acordo com o número de vezes que você lava o seu cabelo na semana.
A tabela clássica é para três lavagens por semana:
1 semana: HIDRATAR  HIDRATAR NUTRIR
2 semana: HIDRATAR HIDRATAR NUTRIR
3 semana: HIDRATAR HIDRATAR NUTRIR
4 semana: HIDRATAR HIDRATAR RECONSTRUIR 
Para quem lava 2 vezes na semana
1 semana: HIDRATAR HIDRATAR
2 semana: NUTRIR RECONSTRUIR

Para quem lava o cabelo 1 vez por semana:
1 semana: HIDRATAR
2 semana: NUTRIR
3 semana HIDRATAR
4 semana: RECONSTRUIR

Em breve postarei dicas de produtos e como faço o meu cronograma ok? beijos e até a próxima!



13 comentários:

  1. nossa!!!!!!!!!! brigada msmo,
    vcc me ajudou muiuuuuuuuuuuuuuito, tava fazendo meu cronograma todo errado,,, bju to esperando mais dicas suasssss... bju

    ResponderExcluir
  2. Que bom flor, boa sorte com o cronograma!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, simples e fácil.
    Vi muitas postagem sobre cronograma e fiquei super empolgada, mas nenhuma dava um cronograma que atendia a minha rotina de lavagem (1 vez por semana).

    ResponderExcluir
  4. Eu lavo o meu cabelo 2 vezes por semana. e na terceira e quarta semana eu faço como?

    ResponderExcluir
  5. obrigada estava cheias de duvidas sobre o cronograma estou em fase de transição ai estou meio perdida mais adorei suas dicas valeu mesmo...

    ResponderExcluir
  6. oi diva, vc disse q ia posta dicas de mascara e seu conograma, entao quando vai ser preciso mt de umas dicas pra hidrataçao nutriçao e recontruçao . pq olha eu uso pra lavar shampoo e condicionante da niele good de queratina e pra hidrata bio extratus queratina e oleo do marocos, oq vc acha desses ? sera q usando esse cronograma eu posso continuar com eles ?

    ResponderExcluir
  7. Oi flor nas postagens sobre hidratação, nutrição e reconstrução separadamente eu dou dica das máscaras que eu usava. Mas farei um post mais atualizado sobre isso.
    Essa bio extratus com queratina e óleo é hidratação mesmo? e ainda assim faltaria uma máscra de nutrição e uma de reconstrução.

    ResponderExcluir
  8. Oi bonita
    Entao gostaria de saber se tem q se uma mascara p cada ação, ou seja compro os botes de hidratação com os produtos q vc falou
    estou com duvidas ainda vc pode me explicar/

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa para quem lava os cabelos 1x por semana. Ninguém nunca coloca, como se todas lavassemos os cabelos 3x por semana. Eu sempre tive esta dúvida. Ótima sacada! Parabéns

    ResponderExcluir